Pinot noir é um tipo de uva para vinho e um estilo de vinho tinto que é tipicamente de corpo leve a médio, frutado e álcool relativamente baixo em comparação com outros vinhos tintos.
Originalmente da Borgonha , a uva pinot noir é notoriamente difícil de cultivar. Conhecido como “Borgonha vermelha” na França, as uvas agora são cultivadas em condições favoráveis em todo o mundo.
Pinot Noir x Merlot
Dois clássicos e conhecidos vinhos tintos, pinot noir e merlot, aparecem em inúmeras cartas de vinhos e ganham suas próprias seções na loja de vinhos. Embora os dois vinhos sejam tintos populares, existem algumas diferenças importantes. Merlot é mais encorpado com taninos e acidez mais ousados.
Também é mais seco que o pinot noir com uma coloração mais escura e azulada. Às vezes, um merlot equilibrado e de clima frio pode ser trocado por um pinot noir e vice-versa. Combine merlot com alimentos com sabor mais assertivo, bem como chocolate amargo.
Perfil de Sabor
Pinot noir é um vinho tinto de corpo leve a médio, meio seco, tipicamente frutado. Ao degustar, você é recebido com um cheiro terroso, herbal e picante. Sabores de cerejas escuras, groselhas e frutas vermelhas são comuns, junto com notas de cogumelo. Você pode sentir notas de baunilha, especiarias, chocolate, tabaco e carvalho. A acidez média do Pinot noir e os taninos baixos a médios fazem deste um vinho tinto especialmente equilibrado.
Uvas e Regiões Vitivinícolas
As uvas Pinot noir vêm da lendária região da Borgonha, na França. As uvas tintas podem ser usadas para fazer vinho tinto, branco, rosé e espumante , mas são mais comumente usadas para fazer um vinho tinto de mesmo nome.
Embora muitos especialistas ainda considerem os melhores pinot noirs provenientes da Borgonha, as uvas são cultivadas em regiões ao redor do mundo, incluindo Oregon, Califórnia, Nova Zelândia, Austrália, Chile, França, Espanha, Alemanha e Itália. A diversidade geográfica do vinho significa que você também pode encontrá-lo rotulado como Borgonha tinto, pinot nero, Blauburgunder ou Spätburgunder.
A Pinot noir pode ser a uva mais difícil de cultivar – é uma uva inconstante que exige condições ideais de cultivo, preferindo climas frios e costeiros. Os solos ricos em calcário forçam as vinhas a penetrar no solo em busca de nutrientes, criando um sabor melhor nas uvas. A Pinot noir tem uma estação de crescimento no verão e é normalmente colhida em setembro, dependendo da localização do vinhedo e do estilo de vinho pretendido.
Alimentos que combinam com Pinot Noir
Os componentes de caráter de frutas ricas e de corpo mais leve de muitos pinots o tornam atraente para os bebedores de vinho tinto e branco . Graças aos seus taninos sutis e acidez equilibrada, é adequado para harmonizar com uma grande variedade de alimentos.
As combinações perfeitas de pinot noir incluem praticamente qualquer carne, de salmão grelhado a peru defumado a costelas assadas , bem como cogumelos, berinjela ou curry de lentilha . É leve o suficiente para não dominar pratos mais sutis enquanto ainda tem estrutura suficiente para acompanhar itens condimentados.