O que é o Vinho do Porto?

O Porto é um vinho fortificado popular de Portugal com uma história rica. O vinho doce é servido em todo o mundo como digestivo e vinho de sobremesa e é feito com uma variedade de uvas em dois estilos principais: rubi e tawny. O Porto pode apresentar sabores de caramelo, frutas vermelhas, chocolate e especiarias e é rico em álcool graças à adição de conhaque. O nome “porto” deriva da cidade costeira do Porto, e o autêntico vinho do Porto só é produzido no Vale do Douro.

Perfil de Sabor

O Porto é um vinho doce, encorpado e normalmente sem acidez, embora os portos de tons mais claros tenham alguma acidez brilhante para equilibrar a doçura. Você encontrará aromas de frutas secas, frutas escuras como ameixa, especiarias e madeira. É tipicamente servido de acompanhamento ou como sobremesa e os sabores e taninos podem variar dependendo do tipo de vinho do Porto:

Tawny: Um vinho do porto tinto envelhecido em barril com sabores de caramelo, especiarias, avelãs e frutas secas, os portos tawny também são classificados com base em sua safra, normalmente 10, 20, 30 e 40 anos.

Branco: O porto branco é feito com uvas de vinho branco e exibe sabores mais brilhantes, como frutas de caroço, maçã, casca de frutas cítricas e nozes torradas. O Porto Branco Reserva é envelhecido por pelo menos sete anos para um sabor de nozes mais ousado.

Ruby: Ruby é um vinho do porto tinto que apresenta sabores de frutas vermelhas, especiarias e chocolate. A maioria das safras é melhor entre 20 e 40 anos, enquanto opções mais acessíveis, como “reserva”, devem ser apreciadas mais novas.

Rosé: Um porto feito com uvas de vinho tinto com sabores de frutas vermelhas, rosé é adoçado com cranberry e açúcar mascavo.

Vintage: Um vinho do Porto tinto de um único vintage feito nos melhores anos de produção, o Porto vintage é frequentemente considerado um dos melhores e é envelhecido em barris dois a quatro anos antes do envelhecimento em garrafa. Os portos de uma única quinta provêm de uma única propriedade.

Colheita: Portos vintage de um ano envelhecidos em barris durante sete anos antes do engarrafamento são chamados de Colheita.

Uvas e Regiões Vitivinícolas

O Vale do Douro, em Portugal, é a principal região vitícola para o cultivo de mais de 50 uvas tintas e brancas usadas na produção do vinho do Porto. As uvas locais mais comuns que chegam às garrafas de vinho do Porto são Touriga Nacional (que oferece estrutura consistente), Touriga Franca (que adiciona uma borda mais suave, com taninos aveludados) e Tinta Roriz (mesma uva deliciosa da Tempranillo da Espanha). Estas castas indígenas favorecem o clima seco e os solos rochosos do Vale do Douro e crescem em barrancos nas encostas. A estação de crescimento se estende até o verão, com a colheita geralmente caindo em meados de setembro.

A produção do Porto começa como a maioria dos outros vinhos. Depois de colhidas, as uvas são prensadas (muitas vezes ainda com o pé) para extrair o suco e iniciar a fermentação. As uvas devem fermentar por vários dias até que os níveis de álcool atinjam cerca de 7 por cento. O vinho jovem é então fortificado com aguardente para interromper o processo de fermentação e capturar as nuances de fruta do vinho novo. Esta fortificação deixará os níveis de açúcar residual consideravelmente mais elevados do que a maioria dos vinhos, produzindo um vinho doce.

Frequentemente, o lote de vinho do Porto jovem é bombeado para grandes barris de carvalho, normalmente por 18 meses ou mais de envelhecimento (alguns vinhos do Porto são envelhecidos em garrafa, pulando os barris). Na marca de um ano e meio, estes jovens vinhos do Porto são misturados com outros lotes para encontrar componentes complementares que acabarão por resultar num vinho delicioso com fruta bem definida, com sabor amigável e bem equilibrado. O porto jovem pode então ser transferido para garrafas e posterior envelhecimento ou ficar um tempo adicional em barril.

Combinações de Alimentos

Os fãs de queijos e sobremesas apreciam a versatilidade de harmonização do vinho do Porto e a incrível capacidade de funcionar como a própria sobremesa. Os emparelhamentos exatos variam dependendo da variedade da uva. Porto Tawny combina bem com queijos macios como brie, bem como sobremesas como torta de nozes , cheesecake ou chocolate ao leite. Os sabores de frutas vermelhas e chocolate do Porto Ruby combinam bem com os mesmos tipos de sobremesas: trufas de chocolate amargo, framboesas frescas, bolo de frutas e queijos envelhecidos. O porto branco pode ser usado como substituto do gim para fazer um “porto e tônica” ou um “portini”.

Sirva 90ml de porto em pequenos copos de tulipa (também conhecidos como copos de porto). O porto rosé deve ser servido gelado, o porto branco frio, o porto tawny fresco (10-14 graus) e o porto ruby ​​à temperatura da adega (ou cerca de 15 graus).

Principais produtores, marcas e dicas de compra

O vinho do Porto pode ser encontrado em lojas de vinhos, lojas de bebidas e até mercearias. A qualidade varia muito, com safras de qualidade superior disponíveis em lojas de vinhos, fornecedores especializados e online. Várias versões do porto são feitas fora de Portugal, procure o autêntico porto português com “Porto” no rótulo da garrafa. Se você não conseguir encontrar vinho do Porto, procure um Jerez doce vintage e de qualidade semelhante .

Os vinhos do Porto Vintage devem ser armazenados de lado, num ambiente escuro e fresco como uma adega. Deixe a garrafa descansar por 24 horas antes de servir e, se possível, decante. Uma vez abertos, os portos jovens duram alguns dias, enquanto os envelhecidos, vintage ruby ​​ou tawny duram semanas.

Ao comprar vinho do Porto, procure produtores de qualidade.

Joice Franco
Joice Franco

Apaixonada por vinhos e editora do site IndicaVinhos.com

A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Aprecie com moderação. Se beber, não dirija.

🍷 Indica Vinhos
Logo