Todo mundo ama degustar um vinho, e para aqueles que estão começando e não querem gastar muito, há muitas opções no mercado para satisfazer os diversos gostos dos consumidores.
Neste artigo você irá conferir uma seleção dos melhores vinhos para quem está começando no mundo da degustação.
Frisante Almaden Moscatel Blanc
Almaden Moscatel Blanc é um espumante branco que não decepciona, com a personalidade festiva que toda festa merece. Este é o primeiro vinho floral da lista, com notas pronunciadas de jasmim e frutas tropicais. Tem um bom equilíbrio de acidez e doçura, e é por isso que fica ótimo em drinks.
O rótulo é produzido pela família Miolo, que já está presente aqui e tem uma forte ligação com a vinificação no Brasil. Por menos de 30 reais, você pode transformar qualquer dia comum em motivo para comemorar com seus entes queridos.
Vinho Aurora Varietal Pinot Noir Tinto Seco
Considerada por muitos a mais elegante uva para vinho tinto, a Pinot Noir é conhecida por sua delicadeza de casca fina, que cria um sabor mais suave. Este rótulo da variedade Pinot Noir da Aurora Winery é jovem, fácil de beber e perfeito para pratos do dia a dia, como assar, ferver ou refogar legumes. Todas as preparações que usam muita manteiga também brilham quando combinadas com a acidez equilibrada deste vinho.
Concha Y Toro Reservado Sweet Red
Concha Y Toro Reserva Sweet Red é um vinho suave premium feito de uvas viníferas que mostra o seu melhor quando refrigerado, um brinde refrescante em um dia quente. Elegante na sua doçura, é um vinho equilibrado de colheita tardia e paladar descontraído, produzido por uma das adegas mais respeitadas do mundo.
Harmonizado com frutas vermelhas ou amarelas, como sobremesa, é um ótimo acompanhamento para carnes e massas. Por cerca de 35 reais, você pode degustar um dos melhores vinhos suaves do mercado.
Vinho Santa Helena Reservado Rose
Frutado e agradável, é cheio de frutas vermelhas secas, como morangos e cerejas.
O Reservado Rosé da vinícola Santa Helena, no Chile, é genérico, mas costuma agradar o paladar feminino de uma forma especial, perfeito para uma tarde de conversa e um bom vinho entre amigos.
Esse brinde à vida custa menos de 40 reais. Sirva com peixe grelhado e pratos ainda mais picantes, como nachos e guacamole. Por ser seco, também fica ótimo com sobremesas, principalmente as frutadas. Se você decidir dar uma chance ao rosé, comece com este.
Concha y Toro Reservado Chardonnay Pedro Jimenez
Chardonnay Reservado Pedro Jimenez tem sabores cítricos ricos devido ao seu cultivo nas regiões mais frias do Chile. Este é um vinho refrescante com acidez moderada e grande estrutura na boca. Os sabores vêm de uma fina mistura de uvas da família Chardonnay, criando uma experiência única e refinada.
Surpreendentemente ideal, especialmente quando está um pouco mais frio. Harmoniza perfeitamente com caldeiradas de peixe, aves e massas moles.
Miolo Reserva Merlot
Miolo Reserva Merlot é um Merlot clássico, encorpado e duradouro. Este vinho tradicional da vinícola Miolo no Brasil foi o primeiro vinho produzido pela vinícola há 30 anos.
Com sabores intensos de frutas vermelhas e acidez moderada, combina bem com carnes, massas, queijos diversos e até pratos típicos como tripas. Perfeito para guardar na adega e pronto para qualquer celebração de última hora.
Casa Perini Sauvignon Blanc
O Sauvignon Blanc de outra vinícola brasileira cheia de tradição, a Casa Perini, combina o frescor do maracujá com a delícia da erva-cidreira. Apesar de delicado, tem toda a personalidade de uma boa uva Sauvignon Blanc.
Por cerca de 57 reais, essa opção refrescante combina bem com pratos leves: pratos japoneses, queijos frescos de textura cremosa, frutos do mar e massas com molhos leves. Por ser leve, adapta-se bem ao clima tropical de muitas partes do Brasil, mesmo nos dias mais quentes.
Concha y Toro Casillero Del Diablo Cabernet Sauvignon
Casillero Del Diablo Cabernet Sauvignon é líder nas listas de melhores vinhos do mundo. Este clássico chileno é suave e sedoso, com destaque para groselhas pretas e cerejas pretas que dividem espaço com café e cacau. Você pode saborear um dos rótulos mais bem avaliados do planeta por cerca de 60 reais.
A vinícola Concha y Toro possui uma grande seleção de vinhos Casillero Del Diablo, mas escolhemos a uva Cabernet Sauvignon por sua versatilidade. Este vinho combina bem com uma variedade de carnes vermelhas e massas, especialmente aquelas com sabores mais intensos. Queijos duros e azuis também ficam ótimos.
Aurora Gran Reserva Tannat
Por ser tão marcante, harmoniza bem com pratos mais presentes, como as carnes mais gordurosas e aromáticas. Pratos com alta acidez também tendem a combinar bem com vinhos Tannat, pois a adstringência da bebida é “suavizada” e a acidez do prato é bem equilibrada. Com uma combinação como essa, você pode tirar o máximo proveito de sua comida e vinho.
Dada a lista dos melhores vinhos do mercado para quem está começando, você não pode deixar de experimentar essas deliciosas bebidas.