Como harmonizar vinhos: Dê o primeiro passo para evoluir no mundo dos vinhos

Ser o anfitrião de uma festa não é uma tarefa nada fácil, principalmente quando será servido vinho, afinal de contas, saber como harmonizar vinhos de acordo com o prato servido ou petiscos pode ser algo desafiador, principalmente se você está adentrando agora no mundo dos vinhos.

Sendo direto, para você entender a ciência por trás da harmonização de vinhos, saiba que ela consiste unicamente na escolha do vinho correto para acompanhar a refeição que será servida. Há inúmeras possibilidades de harmonização, porém cada vinho possui aquilo que podemos chamar de “o par perfeito na gastronomia”.

Faz tempo que vem sendo discutida a importância da harmonização de vinhos e alimentos junto de todos os benefícios por trás disso. Mas sinceramente, ter em mente que saber como harmonizar vinhos com o prato ideal pode criar um sabor único, e esta é uma arma e tanto para arrasar em todas as festas, não é mesmo?

Então iremos mostrar neste artigo de hoje que harmonizar vinhos e receitas podem trazer à tona experiências incríveis e sensações jamais experimentadas antes.

Se você está pronto para entender de uma vez por todas a importância de por em prática a harmonização de vinhos, continue a leitura e se surpreenda.

Aprendendo mais sobre como harmonizar vinhos

Essa prática é feita por escolhas, no caso, escolher a bebida perfeita para acompanhar o prato escolhido, assim ressaltando os sabores quando ambos forem combinados. Entretanto, lembre-se, uma escolha errada pode por tudo a perder, pois um sabor irá anular o outro, transformando assim a harmonização em uma total catástrofe.

Para evitar que isso aconteça, trouxemos algumas regras que precisam ser pensadas antes de realizar a combinação de um determinado vinho com um específico prato.

01

Primeira regra primordial para harmonizar vinhos

A primeira regra que deve ser seguida para realizar a harmonização dos vinhos, é sempre relacionar o peso do prato com o peso do vinho. 

Por exemplo, para uma refeição mais leve como um aperitivo ou até mesmo uma salada, o certo é realizar a harmonização com um vinho mais leve, então investir em um espumante nesta ocasião seria a melhor forma de harmonizar.

Agora, caso seja um prato mais pesado, o certo é sem dúvidas investir em um vinho mais encorpado como o Malbec, por exemplo. Ainda na primeira regra, deve ser ressaltada a importância de saber que refeições doces e salgadas precisam de vinhos completamente diferentes.

02

Segunda regra que deve ser considerada

Essa é a segunda regra que deve ser considerada sempre que você for harmonizar vinhos, você pode achar ela um pouco estranha, mas logo você irá entender. Estamos falando da quantidade de açúcar que está presente na uva, afinal, o teor de açúcar consequentemente afeta diretamente o sabor do vinho, e com isso a harmonização.

03

Terceira e última regra

A terceira regra que você deve ter em mente para aprender como harmonizar vinhos, certamente será fundamental.

Ela consiste em saber que os taninos são um elemento presente tanto no vinho quanto nas demais refeições e alimentos como chocolate amargo, especiarias, ou até mesmo nozes. Saber o papel dos taninos é muito importante caso você queira saber como harmonizar vinhos, e para simplificar o papel deles, vamos de maneira breve falar sobre o assunto.

Eles são a substância responsável por deixar uma sensação única na boca, ela pode ser descrita como “ elemento que deixa a boca seca ao beber o vinho”, porém, esse evento só acontece quando consumimos um vinho que é feito de uvas ricas em taninos, como Cabernet e Tannat.

Então, após saber essas três regras sobre como harmonizar vinhos, certamente você está preparado para começar a fazer as combinações certas para sua festa. 

Porém, para ajudá-lo um pouco mais, vamos ensiná-lo duas combinações incríveis que poderão salvá-lo caso ainda tenha dúvidas sobre como harmonizar vinhos.

Vinho Malbec
Uma harmonização de respeito!

Tendo em mente que a uva presente no preparo do Malbec é única, saiba que este vinho pode nos proporcionar deliciosas harmonizações com carne de cordeiro, churrasco, risotos com linguiça e também um delicioso prato com carne de costela, nos permitindo uma grande variedade de pratos para a combinação. E isso torna o vinho Malbec uma opção ótima para servir em uma ocasião onde tenha esses pratos citados.

Vinho Carménère
É um vinho delicioso e perfeito para servir em um jantar fino

Esse outro vinho é a opção perfeita para harmonizar com pratos mais sofisticados, como massas ao molho de queijo, filé mignon, alcatra ao molho de gorgonzola e também costela de porco assada, por exemplo.

Tendo o conhecimento que esses dois vinhos apresentados logo acima podem ser a harmonização que você busca para servir na festa onde será o anfitrião, com certeza, fará todos os convidados apreciarem uma experiência incrível.

Então esperamos ter conseguido sanar todas suas dúvidas sobre como harmonizar vinhos, e ter conseguido te ajudar da melhor forma possível. 

Joice Franco
Joice Franco

Apaixonada por vinhos e editora do site IndicaVinhos.com

A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Aprecie com moderação. Se beber, não dirija.

🍷 Indica Vinhos
Logo