Se você está aprendendo e comprando bons vinhos, provavelmente já sabe que existem maneiras certas e erradas de armazenar seus vinhos. Criar ou escolher o sistema de armazenamento correto muitas vezes pode garantir que um vinho mantenha seu odor e sabor. A escolha errada, no entanto, pode resultar em danos permanentes ao vinho.
Dicas gerais para armazenar vinho
Existem vários princípios a ter em mente ao aprender a armazenar vinho em geral: mantenha-o fresco, em um local escuro, sempre parado. Algumas outras dicas:
- Procure deixar eles em ambientes frescos;
- Evite mudanças de temperaturas;
- Se o seu vinho tiver uma rolha natural, mantenha a garrafa deitada, para que a rolha permaneça úmida.
Todas essas regras são apropriadas para todos os vinhos. No entanto, quando você começa a conhecer os requisitos de armazenamento para vinhos brancos , vinhos tintos , vinhos espumantes e vinhos fortificados, você descobrirá que especificações de temperatura e duração ligeiramente diferentes podem adicionar uma diferença significativa no gosto de um vinho depois de aberto.
Melhor temperatura para armazenar Vinhos Brancos
As temperaturas ideais de armazenamento para vinhos brancos ficam na faixa de 7° a 10° Celsius. Se você estiver gelando vinho tinto e branco juntos, uma temperatura de 13° para os dois é uma média ideal.
Como armazenar vinhos brancos na geladeira?
A dúvida de guardar vinhos brancos em uma geladeira normal surge com frequência. Tenha em mente que sua geladeira de cozinha provavelmente fica de 1° a 3° celsius mais fria do que uma geladeira de vinho padrão. Essas temperaturas frias colocam seus vinhos brancos em risco por terem seus sabores vibrantes eliminados, perdendo o aroma e afetando o sabor ao beber. A geladeira de cozinha típica também possui um motor bastante robusto que causa vibração constante. A vibração dela é um inimigo número 1 do vinho.
Por quanto tempo armazenar o vinho branco
A grande maioria dos vinhos brancos (e também os tintos) constumam ser consumidos dentro de 2 a 3 anos. Em geral, a maioria dos vinhos brancos do mercado são mais frescos após o lançamento e devem ser abertos o mais próximo possível do ano de colheita.
Onde armazenar vinhos brancos
Os locais para armazenar vinhos apresentaram muitos problemas para várias culturas nos últimos milênios. Os gregos antigos adicionaram mel para evitar a deterioração, enquanto os europeus fortificaram seus vinhos com conhaque. Esses esforços foram bem-sucedidos, mas é claro que mudaram radicalmente a composição e o sabor dos vinhos.
Felizmente, hoje temos uma variedade de opções para armazenar vinho adequadamente, desde um quarto econômico e fresco até as unidades refrigeradas de vinho prontamente disponíveis e armários de vinho com controle climático, até uma adega completa. Embora a escolha para armazenar seus vinhos dependa do seu orçamento e do espaço disponível, tenha em mente os fundamentos básicos de armazenamento de vinhos: locais frescos, escuros, sempre parado e deitados, assim você encontrará seus vinhos prontos para quando chegar a hora de servi-los.