7 dicas de vinhos que salvarão o dia

Quando você perder o saca-rolhas ou se esquecer de resfriar o vinho branco para o jantar, precisará improvisar. Não se preocupe, muitas pessoas já passaram por isso antes e você pode contar com a experiência de outras pessoas para resolver qualquer problema que surja.

Abrir vinho sem saca-rolhas

É inevitável que o saca-rolhas desapareça justamente quando você mais precisa dele. Você também pode estar na praia, em um hotel ou em um piquenique e descobrir que esqueceu o abridor de vinho.

Felizmente, você não está sozinho. Muitas pessoas habilidosas já descobriram várias maneiras de abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolhas.

Do prático truque do parafuso a um maçarico e da chave de casa aos sapatos nos pés, você certamente terá algo por perto que pode resolver o problema.

Tire uma rolha da garrafa

Mesmo quando você tem um saca-rolhas, é provável que em algum momento a rolha caia dentro da garrafa. Este é outro problema comum com uma solução simples.

Para remover a rolha – inteira ou em pedaços – do seu vinho, você precisará filtrá-la. Use um filtro de café ou uma peneira fina e segure sobre um recipiente que retenha o vinho sem derramar. A rolha ficará no filtro e o vinho ficará como novo.

Se você tiver um funil, pode despejar o vinho diretamente em outra garrafa. Caso contrário, é melhor usar uma tigela grande ou um copo medidor. Você pode então transferi-lo de volta para a garrafa depois de filtrá-lo para garantir que não haja pedaços de cortiça dentro.

Gele seu vinho rapidamente

A dica sobre servir alguns vinhos em uma determinada temperatura realmente faz a diferença. Os vinhos brancos são geralmente melhores quando gelados e até mesmo os tintos devem estar em temperatura ambiente fria. O que acontece quando você esquece de colocar a garrafa na geladeira?

Em primeiro lugar, não entre em pânico porque o jantar estará pronto em uma hora. Se você tiver 15 a 20 minutos de sobra, você tem duas opções para um rápido resfriamento do vinho.

A maneira mais fácil é enrolar um papel toalha molhado ou uma toalha de linho em volta da garrafa de vinho. Coloque no freezer, mas não esqueça porque o vinho pode congelar depois de uma ou duas horas .

Se você tiver um balde e gelo, também funcionará. Para acelerar este processo, adicione uma grande quantidade de sal ao gelo. Você precisará de pelo menos 1 xícara de sal para que tenha efeito.

Guardar garrafas de vinho abertas

Haverá dias em que você não terminará uma garrafa inteira de vinho. Embora raro, isso acontece e, quando acontecer, você desejará manter o vinho o mais fresco possível.

A melhor maneira de fazer isso é prender a rolha dentro da garrafa e colocá-la na horizontal. Isso ajuda a evitar a oxidação e seu vinho terá um sabor muito melhor do que se você o deixasse em pé. Apenas certifique-se de beber dentro de três dias.

Perdeu ou quebrou a rolha? Se você não tiver uma rolha de vinho, a maneira mais rápida e barata de armazenar o restante do seu vinho é em um recipiente pequeno e hermético e os potes de vidro (ou algo semelhante) são uma solução perfeita. Mantenha uma jarra vazia e limpa disponível apenas para essa finalidade.

Disfarçar Vinho Barato

Você tem um vinho favorito que não é vistoso o suficiente para a mesa de jantar? Quer seja por causa da garrafa ou simplesmente porque não quer que os convidados o julguem com base na sua seleção de vinhos, existe uma solução simples.

Tudo que você precisa é de um decantador de vidro simples. Despeje o vinho, coloque-o sobre a mesa e ninguém jamais verá a garrafa.

Os decantadores estão disponíveis em uma variedade de estilos e você pode gastar o quanto quiser em um. Se você estiver com orçamento limitado, procure decantadores de vinho vintage em um brechó. Muitas vezes você pode encontrar ótimas peças lá.

Aproveite as sobras do vinho

Se você simplesmente não consegue beber o último gole de vinho, ainda pode fazer bom uso dele. O vinho é ótimo para cozinhar e você descobrirá que ele adiciona um sabor agradável a uma variedade de pratos. É um ingrediente popular para muitos molhos e você pode preservá-lo para uso futuro.

Para fazer isso, basta encher as formas de cubos de gelo com as sobras do vinho. Depois de congelados, os cubos de vinho podem ser armazenados em um saco plástico para freezer e retirados quando for utilizar na receita.

Outra opção é usar o vinho tinto para fazer vinagre de vinho tinto. Este também é um ingrediente útil que deve estar em todas as cozinhas.

Remover manchas de vinho

Assim como é garantido que você ficará sem saca-rolhas em algum momento da vida, também se encontrará lidando com vinho derramado. Embora o vinho tinto seja o mais conhecido por manchar qualquer tecido que toque, até o vinho branco e o champanhe podem deixar manchas.

A chave com qualquer mancha de vinho é tentar limpar o mais rápido possível. O sal ajuda com o vinho tinto em roupas e lençóis, enquanto o bicarbonato de sódio pode fazer maravilhas no tapete. Seja paciente e as chances de remover completamente a mancha são muito altas.

Joice Franco
Joice Franco

Apaixonada por vinhos e editora do site IndicaVinhos.com

A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Aprecie com moderação. Se beber, não dirija.

🍷 Indica Vinhos
Logo